Isa Nonemacher: Como ter um blog de sucesso #1 Blog's novos, erros antigos!

Como ter um blog de sucesso #1 Blog's novos, erros antigos!

Esse post faz parte da série Como ter um blog de sucesso - O Guia Absolutamente Completo e você pode acessar o índice aqui

Esse post é como um ponto de partida, onde serão apresentados apenas os erros mais comuns, mas não será falado deles com tanta atenção - farei um post para cada assunto aqui, falando bem mais sobre eles!
Esse foi o assunto mais pedido pelo pessoal do Facebook (valeu, gente!). E como começar senão pelo inicio, não é mesmo? Você, que acabou de fundar um blog, ou até mesmo já tenha um há tempos, essas dicas servem para você também. Por mais que tenhamos muita experiencia na blogosfera, sempre cometemos um desses erros - Até eu! 




Layout

Esse é um dos erros mais cometidos na blogosfera: não ter um layout legal =/ O designer é como se fosse a roupa do seu blog. Nada ver você usar camisa listrada azul e calça vermelha de bolinhas roxas, né? A mesma coisa acontece com seu blog. Ele tem que ser o mais limpo possível, e fazer com que seu leitor fique por mais tempo ali. Eu mesma já visitei layouts com mais de 4 cores(!) É super importante que você faça uma paleta de cores para seu blog - e que todas as cores combinem! Se você gosta de rosa, procure sempre cores que combinem (como o branco) e use tons mais pastéis; cores muito fortes também não ficam legais.
Sem querer vender meu peixe, mas já vendendo faço layouts para blogger. Se tiver interesse, me manda uma mensagem na pagina contato ou na pagina do blog!
Freqüência de posts

Essa é para as blogueiras mais experientes também: postar quando dá vontade! Eu, como leitora, gosto de acessar blog's que sempre tem postagem fresquinha - e saber quando terá! Ter dias marcados para postar, é essencial para conquistar leitores fiéis. Não adianta nada postar segunda e quinta numa semana e na outra, só quarta e sábado. Isso deixa o leitor perdido e nunca sabe quando vai ter coisa nova. Mas vá com calma: tenha uma agenda de postagens onde você consiga postar com qualidade. Fazer uma postagem por dia é bacana, mas faça isso com qualidade. Se não puder postar todo dia, posta dia sim, dia não. Qualidade é melhor que quantidade. Se for postar 2 vezes por dia, mas fazer o post de qualquer jeito, nem faça - só vai afastar ainda mais o leitor!

Erros de português e gírias

Uma coisa muito importante é o português nas postagens: ninguém merece ler um texto cheio de erros de gramática. Leia e releia antes de postar. Pesquise se estiver com duvida. Outra coisa é a questão das gírias: postar um e ai? ou um fechou ta tudo bem, mas não abuse! Gírias como: mina, busão, treta acabam deixando o texto meio sujo...

Copiar texto de outras blogueiras

Você nunca vai ser a unica a falar de algo ou alguém, mas saber diferenciar o 'se basear' e o 'copiar' são importantíssimos na blogosfera. O que vai te diferenciar das outras blogueiras, é sua originalidade. Porque alguém leria tal coisa no seu blog, já que pode ler essa mesma coisa naquele outro?

Entender HTML

Calma! Não to pedindo que você aprenda tudo sobre html e css para começar seu blog, apenas saiba o básico caso aconteça algum problema com seu blog. Saber mudar as cores do titulo, mudar o cabeçalho, excluir ou criar um widget/gadget é necessário na vida blogueira para que você não precise contatar - e pagar um web designer cada vez que queira mudar ou arrumar algo no seu template!

Exagerar nos Gadgets/Widgets

Um erro bastante comum no inicio, é encher sua sidebar com informações desnecessárias. Gifs, mapas, contadores... são tantas coisas que parecem super legais, mas ficam muito pesados no blog. Deixe sua sidebar o mais direta possível: quem é você + foto, suas redes sociais, categorias, posts destaques/mais populares. Somente o mais necessário mesmo. Pode até colocar o facebook like ou instagram, mas sem exagero, okay?

Responder comentários

Muito chato quando você passa tempo bolando um comentário super alto-astral para a blogueira e ela não te responde. Não dá nem vontade de comentar de novo. Responder os comentários no seu blog, faz outras pessoas se sentirem mais a vontade e voltar ao seu blog. A pessoa dedicou seu tempo para comentar no seu blog, não custa nada responder, né?

Ter um tema definido

No inicio, muitas blogueiras criam um blog genérico. No 1º post falam sobre make. No 2º sobre musica. O 3º é sobre filmes. Blog's assim dificilmente irão crescer por não conseguir fidelizar seus leitores. Eles nunca conseguirão saber o que esperar do seu blog a próxima vez que entrarem ali. Defina o nicho do seu blog!

Admito: ainda cometo alguns desses erros - mas já to corrigindo! São coisas pequenas, mas que fazem a total diferença entre um blog de sucesso e um blog que não sai do lugar. Você ainda comete alguns desses itens?


Até a proxima.
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher 

21 comentários:

  1. Oi Isa, voltei aqui!
    Sobre os erros aí, ainda não consigo postar muito porque preciso me sentir confortável para escrever, no meu caso, sem a idéia não adianta porque vai sair porcaria então nem posto. O que estou fazendo agora é criar algumas postagens para postar quando eu estiver com bloqueios para criar postagens rs.
    Independente do que a pessoa entenda por sucesso, acho que essas dicas são boas para que nós tenhamos sempre um bom relacionamento com nosso blog e não o abandonemos.
    Um Beijo!

    http://inventandoassunto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Que bom q voc voltou <3 Tenho uma otima dica: usa um blog planner. Aposto que nunca mais vai ficar sem ter o que postar haha Além de sucesso, amar seu blog é essencial!
      Beijos

      Excluir
    2. Eu estava pesquisando a respeito dos planners, vou me organizar para ver se isso vai funcionar para mim, porque sou meio rebelde hahaha. Mas aos poucos vou me encaixando. Tenho alguns posts aqui sendo escritos ou em stand-by para o momento em que eu perceber que vai faltar postagem. Infelizmente com minha rotina de trabalho que não tem um horário fixo e é por escala eu não consigo gerar uma quantidade grande de conteúdo, mas com um pequeno banco de postagens feito quando houver inspiração demais talvez funcione quando a inspiração faltar.
      Um beijo e sucesso!

      Excluir
    3. Tenta lá, o planner é incrivel! Sua vida fica mais organizada mesmo com várias coisas pra fazer ;D
      Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já cometi todos haha eu acho, mas no início. Gostei bastante das dicas.
    Eu ando meia confusa nos dias que posto... mas ai tenho programado toadas as postagens e fazendo muito bem feito,posto duas vezes por semana, mas não tem dia fixo. Mas toda semana coloco o dia que terá novos posts..
    Beijos ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super normal no inicio, sem experiencia, cometer esses errinhos! O que não dá é continuar, né? haha
      Que bom que gostou <3
      Beijos

      Excluir
  4. Muito boa suas dicas, realmente tem hora que a blogueira tem conteúdos bacanas mas a "cara" do blog lhe cria um certo "pré" conceito que não permite explorar tudo que precisava.
    Estou precisando melhorar algumas coisas no meu layout. Não quero mudar quero apenas adicionar alguns widget/gadget que não consigo , você faz esses serviços também ?
    Aguardo retorno
    Abraços

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Simone! Além de desencorajar muito a blogueira, por estar cansada de ver a mesma cara do blog e não gostar :(
      Faço sim! Me manda uma mensagem aqui ou pelo facebook que a gente combina certinho ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Muito interessante Isa, preciso tomar cuidado com algumas coisas haha Beijo!
    http://www.outrodetalhe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Valéria! Eu também preciso, sempre tem uns errinhos que cometemos sem querer haha
      Beijos

      Excluir
  6. Legal o post, Isa, gostei de ler as dicas.
    Logo que comecei o blog eu cometia alguns erros assim, mas sempre levei o blog como hobby, então pra mim tava de boa não ter uma regularidade pra postar. Acho que isso vai sempre do que você pretende com o seu blog. De uns tempos pra cá estou tendo uma frequência cada vez maior de posts pois tô organizando melhor meu tempo e agora tenho bastante assunto pra postar (sim, eu sou dessas que posta de tudo no blog, mas gosto disso, posto tudo o que se relaciona com a minha vida), mas normalmente os posts lá no blog são dia sim dia não, como você sugeriu aí xD

    Quero ver os próximos posts da série, hein? E se der um tempinho, responde sim a tag, vou adorar ver tuas respostas!

    Beijos!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando seu nicho é pessoal, é muito bom postar do que gosta, ainda mais se levar isso como um hobby. Se não quiser tornar ele uma profissão, pq ficar se preocupando tanto com isso, né?
      Vou responder sim, ainda essa semana :3
      Beijos

      Excluir
  7. Amei as dicas... Sou nova nessa área apesar de ter dois anos de blog,pois resolvi me dedicar de verdade à alguns meses. É aprendendo que a gente cresce.
    Obrigado dicas assim ajudam muito.
    Faz um post sobre divulgação.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! É isso mesmo, Samara, não tem como aprender sem botar a mão na massa haha
      Vou fazer alguns post sore divulgação sim, obrigada pela dica!
      Beijos

      Excluir
  8. Amei as dicas... Sou nova nessa área apesar de ter dois anos de blog,pois resolvi me dedicar de verdade à alguns meses. É aprendendo que a gente cresce.
    Obrigado dicas assim ajudam muito.
    Faz um post sobre divulgação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que bom que curtiu, Carol! Te espero na próxima segunda <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O meu blog não é propriamente novo mas de certeza que devo andar a cometer algum erro,pois não tenho grande sucesso,para isso adoraria e agradecia se respondesses ao meu formulário para poder melhor o blog.
    Beijinhos
    Questionário do blog
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudo sim! Continua ligada nas dicas aqui do blog que vou fazer posts sobre como receber muitos comentários e visitas!
      Beijos

      Excluir
  11. Adorei as dicas,tudo o que você falou é pura verdade,se quer bloggar,tem que bloggar com amor,cuidar do blog sempre :D
    Muitos beijos e abraços!!
    http://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila! Amar seu blog é essencial haha
      Beijos

      Excluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.