Isa Nonemacher: como ter um blog de sucesso #7 Usando o SEO + 2 cursos gratuitos

como ter um blog de sucesso #7 Usando o SEO + 2 cursos gratuitos

Quando eu comecei na blogosfera, várias blogueiras falavam sobre SEO, mas nunca entendi ao certo o que era e o que significava, mas assim que eu pesquisei a fundo pra que eu tanto precisava dele, vi a necessidade dessa ferramenta que se usada de maneira correta pode fazer seu blog crescer muito em pouco tempo. 

SEO é uma sigla inglesa que significa "Search Engine Optimization" (ou traduzindo, "Otimização de busca"). Ele serve para colocar seu blog no topo da lista de resultados de pesquisas em sites como o Google, e assim, parecer relevante. Primeiro vamos fazer um teste para ver o quão considerável é o seu blog para o Google; pegue uma palavra chave do nome do seu blog (no meu caso o Nonemacher) e dê um Google numa guia anônima (ctrl+shift+n) para não ficar logado em nenhuma conta e com isso seu blog aparecer antes.


Em seguida procure onde o seu blog aparece.


No meu caso, o blog aparece na página 4, o que ainda é um pouco baixo, por isso vamos melhorar esse SEO para ele aparecer na segunda ou primeira página. Quanto mais próximo do primeiro resultado estiver, melhor é o seu SEO.

E como eu posso melhorar o meu SEO?


Agora que você já sabe o que é SEO e como ele funciona, vamos seguir uns passos bem simples mas que farão total diferença para seu blog. Essas dicas são baseadas na plataforma do Blogger, mas nada impede de faze-los no Wordpress também, apenas o resultado não seja tão eficiente.

Palavra-chave no título

Se o seu post fala sobre a série tal, coloque o nome dela no titulo do post, assim quando uma pessoa for pesquisar sobre aquela série achará o seu blog falando sobre ela e assim você consegue mais um leitor.


Palavra-chave no texto

Use essa palavra-chave várias vezes no texto. Por exemplo: nesse post eu falo sobre SEO. Repare quantas vezes eu repeti a palavra até agora. O Google interpreta isso como o seu texto sendo relevante sobre aquele assunto.
Cuidado: não deixe o texto repetitivo demais, ou use essa palavra diversas vezes sem sentido no post ou seu texto pode parecer chato.


Link personalizado

Uma ferramenta maravilhosa do Blogger é personalizar o link do seu post. Isso permite que ele seja encontrado mais facilmente em mecanismos de pesquisas. Veja:
O link criado automaticamente não dizia nada sobre o que era o meu post, apenas o nome da série, mas depois de personalizar, eu pude deixar ele resumindo o tema do meu texto, fazendo assim, com que ele apareça no Google quando alguém procurar algo sobre SEO.


Nome da imagem

Parece besteira, mas até o nome das imagens que você coloca no seu post afetam no seu SEO. Quando você faz a imagem que vai usar no seu post, nunca salve como "jjkabdk001" ou um nome aleatório. Coloque algo que fale sobre do que se trata aquela imagem, como por exemplo: "usando o SEO" como titulo da imagem de capa do post. As imagens usadas ali em cima, salvei como "link permanente SEO", o que já ajuda os mecanismos de pesquisa saberem do que se trata a imagem e a colocar nos resultados quando alguém procurar sobre no Google


Propriedades da imagem

Quando você coloca uma imagem no seu post, você pode colocar o titulo e uma breve descrição dela dentro das propriedades de imagem do Blogger. Quando você adiciona uma foto, basta clicar em cima dela e ir em "propriedades". Lá você coloca um titulo e uma breve descrição da foto. Isso é ótimo para imagens de capa do post.


Use H1, H2 e H3

Calma que eu explico: no código de designer de HTML, H1 se refere a título, H2 e H3 a sub-título. Marcar seu texto com isso ajuda o Google a achar o título e sub-título do seu post. Repare que a frase "E como posso melhorar meu SEO?" no inicio do post está em negrito e maior: ele é meu título. Veja também, que frases como "propriedades da imagem" e "use H1, H2 e H3" estão em negrito mas em tamanho menor: são meus sub-títulos. 

Ortografia

Parece meio óbvio, mas ainda acontece muito na blogosfera: erros de português. Isso atrapalha o mecanismo de pesquisa e o Google não reconhece esses sites como 'confiáveis' já que tem erros.

Pra ajudar ainda mais vocês a entenderem e colocarem em prática as dicas e aprimorar mais o SEO do seu blog, vou disponibilizar dois cursos gratuitos sobre o assunto. Sou ou não sou maravilhosa?

1. SEO para iniciantes pelo Eduk.me

“Nosso curso de SEO online é voltado para todos que queiram aprender as técnicas básicas de otimização de sites através de uma linguagem simples e direta. Além disso, o curso foi criado com o intuito de ser o mais prático possível facilitando assim a fixação dos conhecimentos adquiridos.”
Inscrição: Link do curso


2. SEO Master

“Esse é um Curso de SEO Online feito para quem quer saber como fazer a otimização de um site a partir de técnicas práticas. Se você não conhece SEO este é o melhor ponto para ter um primeiro conhecimento. Se já conhece, temos algumas aulas que irão ajudá-lo a eliminar as dúvidas mais complicadas.”
Inscrição: Link do curso

Colocando todas essas dicas em prática seu blog com certeza vai ficar mais visível e aparecerá mais em sites de pesquisa, rendendo assim, mais leitores novos que ainda não conheciam seu blog. Ficou alguma dúvida? Pergunta ai nos comentários que eu respondo.


Até a próxima!
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher 

47 comentários:

  1. Amei suas dicas e indicações, não é fácil ter um blog de sucesso, mas é possível com amor e dedicação!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Kaila! Quem trabalha com isso sabe bem que não é nada mole, mas com amor vale a pena hahahah
      Beijos!

      Excluir
  2. Ajudam mesmo! Conhecimento nunca é demais hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas valem ouro.
    Sempre é bom se aperfeiçoar e conhecimento é tudo hj em dia.
    Vou me aprofundar um pouco mais nesses cursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Eli! Conhecimento nunca é demais, e esses cursos ajudam bastante.
      Beijos

      Excluir
  4. Que post maravilhoso! Muito boas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Muitissimo interessante seu post e com ótimas dicas. Sempre procuro melhorar e pesquisar sobre SEO. Adorei bjs Verônica

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu post falando mais sobre esse assunto que é importante para todos os blogueiros, o Seo é importante, temos que sempre procurar ferramentas para deixar o blog sempre na pesquisa gostei muito da sua dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Lu! O SEO é o determina se o seu blog vai fazer sucesso ou não.
      Beijos!

      Excluir
  7. Menina, adorei as dicas!! Vou tentar implementa-las lá no True Love!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Malu! Implementa lá sim e depois me conta o resultado, ta bom?
      Beijos!

      Excluir
  8. Amo dicas de como melhorar meu blog! Vou seguir essas e dar um up no meu também <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Raquel! Melhorar o blog nunca é demais né?
      Beijos!

      Excluir
  9. Respostas
    1. O SEO ajuda muito a aumentar o tráfico organico do blog, né? Ele é uma parte essencial do blog!
      Beijos!

      Excluir
  10. Gostei das dicas! Fui pesquisar a palavra chave do meu Blog na janela anônima e já aparece na primeira página ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu venho estudando SEO tem um tempo, e olha é complicado kkkkk mas vale a pena, eu mudei o nome e url (já tinha domínio antes, e mudei para outro) e praticamente matei meu blog nas pesquisas, e foi muito difícil de arrumar, até hoje estou lutando ainda, mas melhorou bastante haha os cursos valem muito a pena! vou dar uma olhadinha no SEO master.

    Visite o Beleza Nerd


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Gleicy. SEO é mesmo complicado, mas com o tempo você pega o jeito hahahah Algumas mudanças são mesmo necessárias, mas levam tempo, né?
      Beijos

      Excluir
  12. Achei ótimo o post! Já salvei aqui pra fazer o passo a passo mais tarde!! ♥

    ResponderExcluir
  13. Muito boas suas dicas sobre SEO. Tenho me atentado sobre esse assunto nos posts do meu blog. Já quero aderir as suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Vany! SEO é ótimo para qualquer tipo de site!
      Beijos

      Excluir
  14. Oie Isa, seu texto é de utilidade pública, principalmente pra quem ainda não faz SEO no blog. Eu comecei a fazer esse ano SEO em todas as minhas postagens e tenho tido bons resultados. Gostei mesmo, parabéns pelo post super explicadinho ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ariadne! Realmente SEO faz toda a diferença num blog né?
      Beijos

      Excluir
  15. Boa parte das visitas do meu blog vem do mecanismo de busca, são visitas orgânicas. Sempre tento fazer posts usando SEO, principalmente quando se trata de parcerias.
    Suas dicas são ótimas, vou procurar fazer esses cursos gratuitos, conhecimento a mais é sempre bom!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo né, Leslie? Ter pessoas que acessam seu blog e que já estão interessados no seu conteudo hahaha
      Beijos

      Excluir
  16. Que excelentes dicas, precisando de algo assim. Vc salvando a galera blogueira hein. Obrigada por compartilhar conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nique! O prazer é meu em ajudar hahaha
      Beijos

      Excluir
  17. Amei as dicas, quero me aprofundar mais nesse assunto!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, estou pesquisando muito sobre esse assunto para colocar em pratica no meu blog, eu nem imaginava que colocar o nome certo na imagem, ajudaria a melhorar o blog...

    Tendências Dicas & Toques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Coloca em prática e depois vem me contar os resultados, ta bem? Beijos

      Excluir
  19. O SEO e muito importante pra quem trabalha com rede social!!! Ótimo post

    ResponderExcluir
  20. Já tinha ouvido falar sobre, mas confesso que achava bem complicado!Mas com seu post vi que não é um bicho de 7 cabeças não rsrsrs Adorei de coração cada passo 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, Jessica. Com alguns passos simples voc ja consegue aumentar e muito a interação do seu blog. Beijos

      Excluir
  21. Oi
    que dicas ótimas adorei ainda para nós que trabalha com blog e redes sociais né mesmo,seu post é de muita utilidade parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alzinete! Essas dicas são ótimas para melhorar o desempenho do seu blog! Beijos!

      Excluir
  22. Adorei suas dicas
    Essas dicas sao essenciais

    ResponderExcluir
  23. Preciso tomar vergonha na minha cara e estudar SEO logo pra melhorar o blog, fico procrastinando as coisas, muita preguiça de fazer as coisas , mas se eu não fizer, ninguém vai fazer por mim. Obrigada pela indicação dos cursos vou entrar. Beijo
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Amei esse post e seu blog... sou dessas que já vou abrindo todos os posts hahahaha amei <3

    http://www.ligiaslife.com/

    ResponderExcluir
  26. Muito boa as suas dicas, adorei, vou ver umas coisinhas pro meu blog

    ResponderExcluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.