Isa Nonemacher: como ter um blog de sucesso #6 descubra o poder de uma imagem

como ter um blog de sucesso #6 descubra o poder de uma imagem

Não é linda a sensação de entrar no blog e ver as fotos enquadradas, num padrão de tamanho, estilo e cor? O nome disso é identidade visual e é um fator determinante num blog de sucesso ou não, por isso a sua importância é tão grande e resolvi dedicar um episódio inteiro da série para ele. Pode parecer difícil, mas com as dicas certas e um bom editor de imagens, é possível fazer uma boa foto para o seu post. Quer ver?

Antes de começar, tenha em mente a identidade visual que você quer pro seu blog. Fotos detalhadas? Minimalistas? Com ou sem emoji? Fonte? Deixar isso bem definido vai te ajudar a ter sempre boa fotos no seu blog. 

Tamanho 
Uma boa dica é deixar todas as fotos no mesmo tamanho, assim ficam padronizadas. Não existe um "tamanho certo" já que varia de blog para blog. Cada um tem um tamanho da área de post diferente, o importante é ter fotos sempre em boa qualidade. Se elas serão quadradas, retangulares na posição de retrato ou paisagem, a escolha é sua. Decida o que você acha que combina mais com o estilo do seu blog!

Foto
Tirar suas próprias fotos é sempre a melhor opção: não precisa de licença de imagem e a deixa como quer! Caso você não tenha uma câmera boa para tirar as fotos, pegar na internet pode ser bom, mas se feito do modo correto. Algumas pessoas não sabem, mas as fotos tem direitos autorais e usá-las sem autorização do dono pode te trazer problemas. Mas a boa noticia é que alguns sites oferecem imagens grátis ou livre de direitos autorais. (Disponibilizei alguns aqui)

Estilo
Aqui no blog adotei um novo estilo de capas para posts, como essa que você viu ai em cima. Esse estilo tá fazendo sucesso entre as blogueiras e quando vi já me apaixonei. Mas você pode definir um estilo próprio do seu blog, do jeito que você gosta e acha que combina, respeitando as cores do seu layout

Efeitos padrões 
Um jeito de deixar todas as fotos no mesmo jeito, é escolher um efeito que você vai usar sempre. Faça testes e veja qual mais se encaixa com o que você quer. Luminosidade, saturação, sombra e temperatura: deixar todas as fotos com a mesma 'cara'.

Editor de foto
Usar o mesmo editor pode ser de ótima ajuda, já que certas coisas mudam de um para o outro, e assim, fica mais difícil de deixar todas as fotos iguais. O que eu usava para fazer as capas dos posts era o Canva, que é online - o que é ótimo pra quem não tem espaço no computador para baixar outros editores - mas o ponto fraco é que certas coisas você precisa comprar para usar. Hoje em dia uso o Photoshop Cs6, já que precisava uniformizar minhas capas. Aí vai da escolha de cada blogueira. Para as demais fotos durante os posts, uso o aplicativo PicsArt (que tem versão online aqui)


Identidade visual é essencial quando se fala de blog. Você já tem uma? Me conta como está a identidade do seu cantinho! Espero que esse post tenha ajudado ;D 


Até a próxima!
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher ♡

14 comentários:

  1. Oi Isa! Adorei seu post, é de grande utilidade todas essas informações!! Parabéns pelo post ��

    www.resenhasumrabiscoeumcafe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Mesmo depois de tempo blogosfera é bom saber de coisas assim, ne?
      Beijos

      Excluir
  2. Eu acho a identidade visual a chave de um bom blog, lógico que a escrita e a criatividade sempre são essenciais, mas a beleza conta e muito nessa história da blogosfera. Parabéns pelo post guria. Um beijo grande! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Vanessa! O blog pode ter posts legais, mas se não tiver uma identidade visual bacana, o leitor não permanece por muito tempo.
      Beijos

      Excluir
  3. Ter uma boa imagem realmente sempre conta, Beijos lindona !

    💻 Blog | Fatos celestial

    ResponderExcluir
  4. Amo esses teus posts, Isa! Eu dou muita importância pras imagens dos posts, é outra coisa chegar num blog e ver as imagens todas padronizadas e combinando, né? <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gabi! Os leitores se sentem muito mais confortaveis com td organizadinho assim <3
      Beijos

      Excluir
  5. Obrigada, Isa! Vou tentar seguir suas dicas, acontece que as vezes gosto de tantas coisas que quero usar de tudo rsrs só que fica uma poluição visual, né? Seu blog é bem Clean, gosto disso mas tenho dificuldades pra fazer assim, ou melhor, tinha né? :) hoje fiz uma outra resenha de livro, acho que você vai gostar :) passa lá no blog? Te espero :*

    Yvie

    Aqui está o mais novo post do blog. Uma resenha de um livro lindo e cheio de aventura <3 Venham saber mais sobre ele SEM SPOILER ;)

    http://oinfinitonasmaos.blogspot.com.br/2017/05/resenha-jornada-de-erin-e-moulton.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Yvie! No começo tb me bati muito, mas com o tempo a gente vai ajeitando e deixando td certinho... Uma dica que dou: vai aos poucos. Não tenta fazer uma mudança dessas da noite pro dia. Só vai parecer estranho essa mudança repentina para seus leitores e vai te causar estranheza com teu proprio canto hahah
      Beijos

      Excluir
  6. Ótimas dicas, as imagens são de extrema importância mesmo! bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fazem uma diferença enorme, né?
      Beijos

      Excluir
  7. Ótimo post, Isa, adorei as dicas! Tem gente que ainda duvida, mas as imagens de um post são importantíssimas para o crescimento do blog. Além disso, ainda dá pra combiná-las com o SEO e fazer com que o alcance do blog aumente, né? Acho isso demais!
    Ah, não tinha visto os outros posts da "série", mas vou dar uma lida agora mesmo <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cm certeza, Ste! Spoiler alert: Vou abordar SEO mais pra frente e quando falar das imagens, vou linkar esse post aq.
      Fico feliz que tenha gostado e se interessado pelos outros posts...
      Beijos

      Excluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.