Isa Nonemacher: Como ter um blog de sucesso #4 como receber mais comentários

Como ter um blog de sucesso #4 como receber mais comentários

Como o prometido: a série mais incrível da blogosfera continua! Prometo que agora eu vim pra ficar! E o melhor: de cara nova <3 Gostaram?
Já voltei com um post que vai MUDAR a vida do seu blog. Varias blogueiras me procuram dizendo que fazem tudo certo, mas não recebem um comentário em seus posts, mesmo o numero de visualizações estando 'okay'... Já parou pra pensar que o problema não esteja no numero de pessoas que visitam seu blog e não se dão o trabalho de deixar um cometário e sim em como o seu post abre espaço para o leitor o fazer? Quer aprender dicas e truques para fazer seu leitor ter vontade de comentar? Então me segue: 


Ter bom conteúdo
Sei que é meio obvio, mas é importante ressaltar que: Se o seu blog não tiver um conteúdo de qualidade, por que alguém o leria? Antes de postar algo no seu blog, se pergunte ''Eu leria isso?''. Se a resposta for sim, poste. Se for não, revise e veja o que pode ser alterado para deixar melhor.

Comente em outros blogs
O modo mais eficiente e mais usado na blogosfera: visitar blogs amigos ou de mesmo nicho e deixar um cometário com um link pro seu blog. É natural que o outro blogueiro volte para comentar no seu também. MAS ATENÇÃO: Comentar algo como 'post legal', 'concordo com tudo o que você disse' ou 'amei o post', dão a sensação que você nem leu, e só passou ali para deixar seu link - Isso é chato! Dê uma lida no post e comente sobre. Fale de coisas que você sabe sobre o assunto, dê sua opinião, fale o que não concorda ou diga no que o blogueiro pode melhorar (sempre com educação ^^), assim dá pra perceber que você dedicou um tempo para ler o que foi escrito, o que gera um sentimento de reconhecimento que as pessoas querem retribuir.

Estimule a discussão
Calma! Não é de briga que estou falando, e sim de deixar questões em aberto para que o leitor complete ou diga sua opinião. Pergunte o que ele acha sobre esse assunto e o que o levou a ler o post.

Facilite o comentário
Sabe aquelas coisas chatas de "palavra de confirmação" para o cometário? Dá vontade de abrir mão do que escreveu e sair do site na mesma hora. Facilite a vida do seu leitor e desative essa opção. Deixe o mais simples possível, sem muita informação necessária. Algumas plataformas (como o Blogger), já vem pré-configurado para só aceitar comentários de pessoas com e-mail do Google. Parece besteira, mas a maioria das pessoas acha empenho demais fazer o login para comentar no seu blog, o que espanta pessoas que comentariam 'se fosse mais fácil'. No Blogger, essa opção é desativada em:
Configurações > Postagens, comentários e compartilhamentos > Quem pode comentar?
Deixe marcada a opção "Qualquer pessoa"

Saiba aceitar criticas
Tenha em mente que não é 100% dos seus leitores que vão concordar no que você disse. Saiba aceitar e lidar com isso. Claro que sempre tem aqueles que falam isso de modo grosseiro - é normal, acredite. Infelizmente a blogosfera não é constituída apenas de gente bacana, e a maioria não pensa duas vezes antes de soltar um comentário maldoso na internet. Avalie se a critica foi construtiva ou não. Se sim, cresça com ela! Se não, ignore ou apenas responda educadamente, afinal, as pessoas só podem dar aquilo que tem!

Responda comentários no seu blog
Você já passou por um blog onde cada post tinha vários comentários mas nenhuma resposta de quem o escreveu? Passa a impressão de que o autor não dá a minima pra quem comenta ali. E se ele não dá a minima, por que eu vou comentar? A mesma sensação que você tem quando escreve um post bacana e ninguém comenta, é a sensação que o leitor tem de comentar e não ser lido - já que não recebeu nenhuma resposta.

Faça parcerias
Sabe aquele negócio de 'Blogs parceiros' que você vê por ai? Por que não utilizar mais essa vantagem a seu favor? Encontre alguém que assim como você, queira receber mais comentários e combinem de comentar os posts entre si. Só não ache que o outro tem a obrigação de comentar em TODOS os seus posts. Parcerias só duram se feitas de forma leve. Não comente num post que você não sabe nada a respeito ou que não lhe interesse, e não exija isso da outra pessoa também. Conforme o tempo passa, vão até criando laços de amizade. Depois me conta como foi criar amizades através dessa dica. Quero conhecer todas as histórias de amor amizade que ajudei a construir, okay?


Depois disso tudo de dica, acho meio impossível continuar escrevendo para as paredes, não é mesmo? Siga todas elas certinho e depois me diz como foi ;D


Até a próxima!
Um beijo e um queijo!
Isa Nonemacher 

20 comentários:

  1. Estou apaixonado no seu blog e essas dicas são incríveis, com certeza funcionam. Algumas eu já coloco em prática e outras preciso melhorar ainda, mas são coisas que com o tempo irei ajeitando. E acho que acrescentaria nas suas dicas algo que quero fazer para o meu blog no futuro, ativar comentários do Facebook, pois muita gente acha mais fácil por lá. De qualquer forma, amei a postagem e sucesso!

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabriel! Estou pensando em colocar, mas só de ver a bagunça que fica comentarios do blogger e do fb juntos, dá um desanimo hahaha Por isso deixo possivel comentar anonimamente, voc só coloca o nome e pronto, mas vou tentar colocar, obg pela dica ;D
      Beijos

      Excluir
  2. Recém conheci teu blog, mas já adoro pacas :)
    Eu queria fazer parcerias com blogs do mesmo nicho que o meu e não sabia como e você me deu essa ideia. Obrigada por esse post tão bom, ótimo de maravilhoso rsrs :D
    Vou te seguir.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, Nati. As parcerias são um otimo jeito de conseguir comentários e até novas amizades, aposta nisso e depois me conta como foi!
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei as dicas é muito bom receber um comentario pois nada melhor do que ter certeza de que as pessoas estão lendo oque escrevemos, Beijos lindona !

    💻 Blog | Fatos celestial
    📷 Instagram | @fatoscelestial

    ResponderExcluir
  4. Conheci seu blog hoje e com certeza vou seguir essas dicas, inclusive a dica de estimular a discussão, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Debi! Tenta sim e me diz se funcionou. Ah, deixa o link do seu blog pra eu visitar <3
      Beijos

      Excluir
  5. Comecei a pouco tempo no blog, ótimas dicas, vou colocar em pratica, muito sucesso pra você!!
    meu blog: soueubruna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda a esse mundo, Bruna! Espero que faça sucesso. Fica ligada aqui no blog que vão ser várias dicas pra voc começar bombando ;D
      Beijos

      Excluir
  6. Que lindo seu blog, e essas dicas sao muito legais principalmente a de facilitar os comentarios, ja teve blogs onde eu escrevi o maior comentario e assim que me pedia para fazer isso e aquilo eu pulava fora kkkkk O meu blog e mais diarinho mesmo, so informativo pois passei por um loooongo processo de visto de noiva e quase nao obtive informacao, entao estou tentando ajudar ao proximo :-) Beijinhos para voce e parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mai! Essas confirmações de "eu não sou um robô" é realmente um saco e espanta o leitor. Gostei da tematica do seu blog. Deixa o link aq pra eu conhecer ;D
      Beijos

      Excluir
  7. Dicas maravilhosa ótima postagem,
    obrigado pela visita e uma ótima semana.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Apareça sempre por aqui, vai ter toda segunda ;D
      Beijos

      Excluir
  8. Primeira vez no seu blog, adorei e achei lindo!
    Eu sou adepta a ler postagens sobre dicas, é sempre bom e a gente cresce mais nas ideias.
    As dicas que você postou são ótimas e eu procuro colocar todas em práticas para não ser aquela blogueira chata sabe?
    rsrsrsrsrsrs

    Vou seguir!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Pam! Sabe, é lindo ver como ainda existem blogueiras que, como voc, gostam de sempre aprender mais e tomam esse cuidado de "não ser chata" hahaha Continue assim que voc vai longe!
      Beijos

      Excluir
  9. Dicas maravilhosas e essenciais pra qualquer blogueiro! Já sigo a maioria, a única que nunca tinha pensado era nessa da parceria, mas curti a ideia, vou ver se ponho em prática. Ah, e primeira vez aqui no seu cantinho e já adorei <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Parcerias são otimas formas de conquistar um leitor fiel, a alem de tudo, voc ainda ganha um amigo hahah
      Beijos

      Excluir
  10. Oii Isa, tudo bem?
    Adorei o post e concordo com suas dicas! O que mais me ajudou a crescer com o blog foi as parcerias, uma vez ou outra eu entrava em grupos no whatsapp e ficava rocando comentários com as meninas e era bem legal!
    Mas, o mais válido é comentar nos blogs alheios, por que assim você fica ciente de assuntos diversos e ainda ajuda a colega. :D

    Quando tiver um tempinho livre visita o meu blog?! Adoraria te ver por lá.
    Beijos, Karol Vicente. http://www.palavrasambulantes.com/2017/04/o-cafe-morno-de-cada-dia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ka! Parcerias são ótimas, mas comentar nos blogs alheios ajuda não só a blogueira como voc tb!
      Beijos!

      Excluir

© Isa Nonemacher - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Isa
Tecnologia do Blogger.